Como fazer dual boot do Ubuntu e o Windows 7

Como existem muitas pessoas que não querem abrir mão do Windows por enquanto, e como o Meu Pinguim é democrático, ensinaremos agora aos que já possuem o Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux a consertar o Grub (gerenciador de inicialização do Linux) possibilitando assim fazer o dual boot ou inicialização dupla. Por que isso? Porque o querido Windows não deixa o Linux inicializar com o gerenciador de inicialização do Windows. Então é recomendável instalar o Linux após o Windows, mas se você já instalou o Linux e quer agora instalar o Windows, esse tutorial é para você.

Particionamento

Inicialize o computador a partir do Ubuntu live CD ou com um Gparted live CD. Live CD’s são CD’s que servem para inicializar o PC sem alterar nada no disco rígido. Basta baixar a imagem ISO do CD e gravar no CD virgem. E após isso, alterar o setup da máquina para reinicializar pelo CD.
Se o Ubuntu está usando todo o disco, você precisa redimensionar o disco e liberar pelo menos 8 GB para o Windows 7 (em caso de dúvidas, fazer backup de seus dados valiosos). Certifique-se que o Windows 7 está na segunda partição para tornar mais fácil o trabalho do Grub. Você vai ficar com algum espaço não alocado no seu disco rígido. Se você quiser, pode particioná-lo em NTFS ou você pode fazê-lo mais tarde ao instalar o Windows.

Instalando o Windows 7

Siga as instruções na tela, selecione o espaço não particionado para formatar e instalar o Windows, ou se você já fez, escolha a partição NTFS.

Reinstalando o Grub

Agora você tem o Windows 7, mas seu gerenciador de inicialização Grub foi completamente destruído pelo Windows. Você precisa reinstalar o Grub. Dê boot novamente pelo Ubuntu live CD e vá para o terminal. Digite no terminal:

sudo grub
grub> find /boot/grub/stage1
grub> root (hdX,Y)
grub> setup (hd0)
grub> quit

Editando o Grub

Foi reinstalado o Grub, mas você não pode mais ver o Windows 7. Vá para o terminal do Ubuntu normal e digite:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Um arquivo de texto será aberto e acrescente as seguintes linhas:

title windows 7 (Loader)
root (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1

Se isso não funcionar após o reboot, tente “hd0,0″, “hd0,2″ e assim por diante até que funcione. Agora que está feito, você pode usar o Windows 7 e o Ubuntu (leia-se qualquer distribuição Linux) juntos e ser feliz.

Fonte: Link

Anúncios

~ por 3c0linux em fevereiro 10, 2010.

 
%d blogueiros gostam disto: