Aprenda a usar o Google Public DNS no seu Ubuntu Linux

Mais um serviço gratuito do Google acaba de ser lançado. O Google Public DNS. Mas o que seria isso meu caro, Watson? É uma ideia antiga que o OpenDNS já havia lançado anos atrás. DNS é um servidor que traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para seus nomes respectivos, e permite a localização de hosts em um domínio determinado. Em resumo, é o cara que te diz o IP de um endereço qualquer para você acessar pelo navegador. O seu DNS padrão é o do provedor de acesso, mas você pode mudar isso caso haja um problema no DNS do provedor e utilizar um DNS público. Que é o caso do Google Public DNS.

E para alterar seu DNS padrão no Linux Ubuntu basta digitar o seguinte comando abaixo no seu terminal:

sudo gedit /etc/resolv.conf

Se abrirá o editor de texto com a sua configuração de DNS atual. E para usar a do Google Public DNS, basta alterar as linhas e deixá-las conforme as linhas abaixo:

# Generated by NetworkManager
nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.4.4

E agora é preciso travar as configurações para que não volte a configuração padrão com o comando abaixo:

sudo chattr +i /etc/resolv.conf

Após isso, salve o arquivo, e reinicie seu navegador. E você já estará navegando pelo Google DNS. Caso queira reverter o processo, use o comando abaixo para destravar o resolv.conf, dê um clique no gerenciador de rede ao lado do relógio e depois clique em Auto eth0.

sudo chattr -i /etc/resolv.conf

De tempos em tempos, dê o comando do gedit para checar se o resolv.conf não restaurou o DNS do provedor. Caso tenha voltado ao padrão, repita o procedimento acima e não se esqueça de travar o resolv.conf com o ’sudo chattr +i’.

Fonte: Link

Anúncios

~ por 3c0linux em fevereiro 10, 2010.

 
%d blogueiros gostam disto: