Liberando o SNMP para coletas remotas no Ubuntu / Debian

O protocolo SNMP é muito importante para o monitoramento e administração de qualquer rede. Se você deseja utilizar algum software de monitoramento de equipamentos de rede e servidores o uso do SNMP será indispensável. Mas para utilizar o SNMP para coleta remota é necessária uma pequena alteração na configuração padrão do protocolo instalado no Ubuntu ou Debian (possivelmente todos as distros derivadas da Debian).

Para podermos monitorar um host remoto é necessário ter o SNMP ativado e liberado para coletas a partir de outro host. Para liberar o SNMP na máquina a ser monitorada executamos os seguintes procedimentos:

Editar o arquivo /etc/snmp/snmpd.conf para comentar a linha “com2sec paranoid default public” e descomentar a linha “com2sec readonly default public”.

Editar o arquivo /etc/default/snmpd substituindo “127.0.0.1” pelo o IP que deverá receber as conexões SNMP, por exemplo “192.168.50.10” (este IP deve estar configurado em alguma das interfaces do host), não esquecer de liberar a porta 161 caso exista alguma regra de bloqueio neste host a ser monitorado.

Para ativar as mudanças executamos: # invoke-rc.d snmpd restart (executado como root ou pode utilizar o sudo)

Depois basta configurar o aplicativo que faz a coleta apontando para o IP liberado e utilizar o SNMP Community como “public”.

Anúncios

~ por 3c0linux em dezembro 10, 2009.

 
%d blogueiros gostam disto: