OpenDNS

Para quem esta precisando bloquear o acesso a certas paginas web.

O bloqueio é feito através do uso do OpenDNS. Pra quem não conhece, o OpenDNS é um serviço de DNS “livre”, muito usado em substituição aos endereços de DNS dos provedores, para resolver diversos problemas de acesso, lentidão, por exemplo.

Podemos dizer que o servidor de DNS é um “tradutor”, pois ele traduz os endereços (comunidade-linuxnarede.eti.br) para o endereço real dos servidores onde o site esta hospedado (189.38.80.77), e vice-versa.

Vamos a dica.

Para configurar o OpenDNS você precisará configurar o /etc/resolv.conf para os servidores de nome deste portal.

$ su
# nano /etc/resolv.conf

Nota: Vale a pena lembrar que o $ antes do comando não deve ser digitado, ele indica que o comando deve ser executado como usuário comun, e o # como super-usuário (root).

Comente os outros com uma “#” ou exclua-os. Logo após insira esses servidores de nome na frente:

nameserver 208.67.222.222
nameserver 208.67.220.220

Salve e teste para ver se consegue navegar.

Se estiver usando o Ubuntu ou o Debian (com o Gnome) você poderá usar o Network Icon que fica próximo do relógio para configurar esses servidores de nome. Acesse esse endereço para obter um exemplo de configuração:

https://www.opendns.com/start/device/ubuntu

Se estiver usando o KDE o procedimento acima será bem semelhante mas o software usando para essa finalidade será o ‘KNetworkmanager’.

Para filtrar o conteúdo impróprio você deverá se cadastrar no OpenDNS www.opendns.com, fornecendo um e-mail válido e depois de cadastrado, clique na aba ‘Network’ e adicione o IP da tua internet, fornecido pelo teu provedor, clicando o botão “Add this Network”, onde você nomeará o nome de tua preferência à tua rede.

Depois de configurado o ‘IP’ de internet, vá até a aba “Settings” para você filtrar o conteúdo que desejar na tua rede. A configuração ficará semelhante a esta:

Screenshot painel do OpenDNS

Clique no botão “Apply” e espere 3 minutos até a tua configuração ser aplicada.

Você ainda poderá gerenciar alguns endereços de domínios específicos para que sejam bloqueados ou até mesmo liberados, bastando inserir em “Manage individual domains” o domínio especificado em “Always block” para bloquear ou “Never block” para permitir um determinado domínio em tua rede. Para finalizar clique em “Add domain” para aplicar a configuração e espere 3 minutos para que a mesma entre em vigor.
.
Ressalto que somente os DNS do OpenDNS deverão estar no /etc/resolv.conf para que você tenha êxito no bloqueio das páginas impróprias.

Caso o seu provedor forneça IP dinâmico (muda a cada nova conexão) instale também o ‘ddclient’ para que ele possa ser atualizado automaticamente.

$ su
# apt-get update && apt-get install ddclient

A configuração do ddclient ficará dessa forma:

Tecle ALT+F2; digite:

# kwrite /etc/default/ddclient

Adicione essas linhas:

run_daemon=”true”
ssl=”yes”

Salve e feche o esse arquivo de configuração.

Configure agora o /etc/ddclient.conf:

Tecle ALT+F2; digite:

# kwrite /etc/ddclient.conf

e configure da seguinte forma:

##
## OpenDNS.com account-configuration
##
ssl=yes
use=web, web=whatismyip.com.br
server=updates.opendns.com
protocol=dyndns2
login=[login-criado-no-opendns]
password=[senha-criada-no-opendns]
[nome-de-rede-criado-no-opendns]

Salve e saia da configuração.

Teste agora a tua configuração:

# ifconfig eth0 down;ifconfig eth0 up

Reinicie o serviço do ‘ddclienl’:

# /etc/init.d/ddclient restart

Se não entendeu as dicas acima, não tem problema. Acesse esse endereço: http://hamacker.wordpress.com/2007/11/27/censurando-a-internet/

Esse serviço do OpenDNS está se saindo melhor que qualquer outra configuração de bloqueio através de lista negra do squid. É claro que um bom conhecimento em IPTABLES também ajuda.

Anúncios

~ por 3c0linux em setembro 29, 2009.

 
%d blogueiros gostam disto: