Cacic

Cacic Server
(gerente de inventário)
Cacic Server é um servidor que coleta informações tanto da parte de hardware, quando da parte de software dos computadores. A grande vantagem de um servidor como este é o acesso a descrição completa dos equipamentos de maneira centralizada e automática.

Instalação dos pacotes necessários
# apt-get update ; apt-get install mysql-server-5.0 proftpd apache2 php5-dev php5 php5-mysql php5-gd php5-mcrypt libapache2-mod-php5 (será perguntado se o “proftpd” deve ser executado com um serviço “inetd” ou “standalone”. Responda “standalone”)

Configuração do MySQL Server. Digite:
# /usr/bin/mysqladmin -u root password ‘nova_senha’ (insere uma senha de root do MySQL Server para ‘nova_senha’. Caso a senha já exista digite o comando a seguir)
#/usr/bin/mysqladmin -u root -p password ‘nova_senha’ (muda a senha de root do MySQL Server para ‘nova_senha’. Será necessário digitar a senha antiga)

Configuração do ProFTPD
# vi /etc/proftpd/proftpd.conf (arquivo de configuração do Proftpd. Vá para o final do arquivo e digite a linha a seguir)
DefaultRoot ~ (torna o “/home”, o diretório raiz do FTP)
RequireValidShell off (permite que um usuário realize os comando dentro do ambiente FTP sem ter um shell válido)
Salve e sai do arquivo

Criando um usuário
# adduser –shell /bin/false –home /var/www/ftpcacic ftpcacic (cria um usuário que será usado pelo CACIC para download dos updates. Será solicitada uma senha, então digite uma)
# mkdir /var/www/ftpcacic/agentes (cria um diretório)
# chown ftpcacic.ftpcacic /var/www/ftpcacic/agentes (muda o dono e o grupo do diretório)
# /etc/init.d/proftpd restart (reiniciando o serviço FTP)

Testando o funcionamento do ProFTPD. Para isso, acesse uma outra máquina na rede e digite:
# ftp ip_do_servidor_cacic (solicitando um conexão FTP com o servidor Cacic)
login: ftpcacic (usuário criado anteriormente)
senha: senha_do_ftpcacic (senha criada anteriormente para o usuário “ftpcacic”)
ftp> quit (sai do ambiente FTP)

Configuração do PHP
# vi /etc/php5/apache2/php.ini (arquivo a ser editado)
register_globals = On (o padrão é “Off”, mude para “On”)
register_long_arrays = On (somente no php5)
;error_reporting = E_ALL & ~E_NOTICE (comente esta linha, acrescentando “ ; ” no seu inicio)
error_reporting = E_COMPILE_ERROR|E_ERROR|E_CORE_ERROR (acrescente esta linha. Ela serve para que os warmings não sejam mostrados como erros)
extension=mysql.so (descomente esta linha, ou seja, apague o “ ; ” do seu inicio)
extension=gd.so (descomente esta linha, ou seja, apague o “ ; ” do seu inicio)
extension=mcrypt.so (acrescente esta linha)

Configuração do Apache
# /etc/apache2/apache2.conf (arquivo a ser editado)
AddDefaultCharset ISO-8859-1 (descomente esta linha, ou seja, apague o “ # ” do seu inicio)

Download do Cacic. Abra um browser e digite:
http://www.softwarepublico.gov.br (site oficial do Cacic. É necessário se cadastrar para realizar o download. Existe um link chamado Cacic, então clique nele. Depois de realizado o download digite:)
# tar -zxvf cacic-v222.tar.gz -C /var/www/ (descompacta e desempacota o arquivo)
Obs: o nome desse arquivo poderá ser diferente a medida que novas versões forem surgindo.
# chown -R www-data /var/www/cacic2 (muda as permissões do dono recursivamente do referido diretório)

Reinicializando os serviços
# /etc/init.d/proftpd restart (restarta o Proftpd)
# /etc/init.d/mysql restart (restart o MySQL Server)
# /etc/init.d/apache2 restart (restart o Apache)

Configuração do Banco de Dados. Digite na URL de um browser:
http://ip_servidor_cacic/cacic2/instalador/index.php (configurador automático via browser. A página a seguir deve aparecer)

Clique em “Próximo” (licença do cacic “GPL versão 2”)
Clique em “Aceitar” (aceita a licença. Uma página de check-list irá aparecer)
Clique em “Próximo” (uma tela para teste, construção de um DB e gravação irá aparecer)
Clique em “Próximo” (tela p/ criar o usuário administrador do Cacic)
Clique em “Salvar – Próximo” (tela de conclusão)
Clique em “Finalizar” (tela de administração do Cacic)

Pronto, se a tela acima apareceu, então se pode prosseguir com os passos seguintes

Administrando o Servidor Cacic
Digite o Usuário e a Senha” (de acordo com a figura anterior)
Clique em “Administração – Cadastro – SubRedes (para adicionar um subrede)
Clique no botão “Incluir Nova Subrede” (a figura a seguir será exibida)

“Local:” (local onde a rede se situa)
“Subrede e Máscara:” (Subrede e Máscara dos equipamentos que serão inventáriados)
“Descrição:” (descrição)
“Servidor de Aplicação:” (IP do servidor Cacic)
“Servidor de Updates (FTP):” (IP do servidor FTP. Geralmente é o mesmo IP do servidor Cacic)
“Porta:” (porta do servidor FTP. Geralmente é 21)
“Limite FTP:” (limite de usuários simultâneo vi FTP)
“Usuário Servidor de Updates (para AGENTE):” (usuário FTP)
“Senha para Login:” (senha do usuário FTP)
“Usuário Servidor de Updates (para GERENTE):” (usuário FTP)
“Senha para Login:” (senha do usuário FTP)
“Path no Servidor de Updates:” (diretório onde estão os agentes. Geralmente é “agentes/”)
“Observações:” (opcional)
“Contato 1:” (Nome da pessoa responsável pela rede)
“E-mail:” (e-mail que serão enviadas as notificações desta rede)
“Telefone:” (telefone do responsável pela rede)
“Marcar todas as ações para essa rede:” (marque “Sim”)
“Seleção para coleta de informações de sistemas monitorados:” (marque todas)
Clique no botão “Gravar Informações” (a tela a seguir deverá aparecer)

Clique no número IP da Rede cadastrada (a tela a seguir deverá aparecer)

Caso não apereça a tela anterior, verifique os IPs, porta, path, usuários, senhas etc (se alguns destes estiverem errados um “X” aparecerá na conexão)
Clique em “Manutenção – Updates de SubRedes”
Marque “Marca/Desmarca todos os objetos” (com isso, todos os arquivos serão selecionados)
Marque “Marca/Desmarca todas as SubRedes” (com isso, todas as subredes serão selecionados)
Clique no botão “Executar Updates – OK” (a tela a seguir deverá aparecer)

Para verificar se tudo está OK, siga os passos a seguir
Clique em “Administração – Cadastro – SubRedes
Clique no número IP da Rede cadastrada (uma tela com os arquivos adicionados deverá aparecer)
Clique em “Administração – Configurar Gerentes” (preencha os dados de acordo com a sua empresa)
Clique no botão “Gravar Informações”
Clique em “Administração – Configurar Agentes” (preencha os dados de acordo com a sua empresa)
Clique no botão “Gravar Informações”
Clique em “Administração – Módulos” (a tela a seguir irá aparecer)

Clique em todos os módulos e preencha os dados de acordo com a sua empresa (sempre clicando no botão “Gravar Informações” ao terminar)
Pronto o servidor Cacic está configurado. No entanto, é interessante acessar todos os links para uma melhor customização. Existe um manual completo sobre a instalação do Cacic em http://www.softwarepublico.gov.br


Cacic Client Linux
(agente de inventário)
Pré-requisito
Cacic Server (antes de prosseguir é necessário instalar e configurar o Cacic Server)

Cacic Client (agente) é um cliente do Cacic Server (gerente) e tem o objetivo de enviar informações dos computadores para um servidor. Com isso, se pode ter uma descrição completa tanto da parte de hardware, quanto da parte de software dos equipamentos. Tudo isso, de maneira centralizada e automática. Então, siga os procedimentos a seguir para instalar o cliente Cacic:

Existe um repositório que possibilita a instalação do Cacic cliente via apt-get. Então acesse o arquivo de configuração dos repositórios Debian GNU/Linux
# vi /etc/apt/sources.list (adicione a linha a seguir)
deb http://guialivre.governoeletronico.gov.br/cacic/debian ./
Salve e sai do arquivo

Digete o comando a seguir no shell
# apt-get update (atualiza a lista de pacotes)
# apt-get install cacic-agente (instala o Cacic cliente)
Obs: uma aviso dizendo que os pacotes não podem ser autenticados aparecerá. Digete “ y ” e aperte o “Enter”.

Edite o arquivo de configuração
# vi /etc/cacic/cacic.conf (arquivo de configuração do Cacic cliente)
$server = ‘ip_ou_host_cacic_server’ (IP ou nome do servido Cacic)
$testmode = 0; (se “1” o agente cacic apenas testará o seu funcionamento, criando um arquivo “cacic.txt” com as informações coletas. Se “0” envia as informações coletadas para o servidor Cacic)
$verbose = 0; (se ‘1’ gera logs com informações mais detalhas)
$interface = ‘eth0’ (interface de rede que será usada pelo cliente Cacic)
Salve e sai do arquivo

O cliente Cacic enviará as informações para o servidor a cada 4 horas. Caso se queira mudar essa configuração edite o arquivo a seguir:
# vi /etc/cron.d/cacic-agente (cron)

Para saber se o cliente Cacic esta fucionado digite no shell:
# cacic-agente (coleta as informações e envia para o servidor)

Para saber se o cliente Cacic enviou as informções digite na URL de um browser:
http://ip_ou_host_servidor_cacic/cacic2/
Obs: verifique no link “Computadores” se o computador foi adicionado


Cacic Client Windows
(agente de inventário)
Pré-requisito
Cacic Server (antes de prosseguir é necessário instalar e configurar o Cacic Server)

Cacic Client (agente) é um cliente do Cacic Server (gerente) e tem o objetivo de enviar informações dos computadores para um servidor. Com isso, se pode ter uma descrição completa tanto da parte de hardware, quanto da parte de software dos equipamentos. Tudo isso, de maneira centralizada e automática. Então, siga os procedimentos a seguir para instalar o cliente Cacic:

Através do FTP, copie o arquivo chkcacic.exe para a estação MS Windows. Então, abra um prompt do DOS e digite:
c:\> ftp ip_servidor_cacic (digite o endereço IP do Cacic Server)
Usuário: ftpcacic (usuário de acordo com a instalação do Cacic Server)
Senha: (senha de acordo com a instalação do Cacic Server)
cd agentes (entra no diretório “agentes”)
binary (modo binário)
prompt (modo sem interação)
get chkcacic.exe (copia o arquivo “chkcacic.exe” para o diretório atual da máquina local)
quit (sai do ambiente FTP)
chkcacic.exe (executa o arquivo “chkcacicexe”. A janela a seguir deve aparecer)

No campo “Identificador do Servidor WEB” digite o endereço IP do Servidor Cacic
No campo “Pasta para Intalação” não é necessário mudar (este campo especifica onde será criada a pasta do Cacic. Por padrão ficará em “c:\> Cacic”)
Clique em “Gravar Configurações” (aguarde alguns instantes para que o Cacic Client seja instalado)
Um novo ícone aparecerá no Systray, conforme destacado em vermelho na figura a seguir:

Aguarde até aparecer a janela a seguir:

Selecione e preencha os campos de acordo com o equipamento (estas informações irão para o servidor Cacic. Muito importante a exatidão destas informações)
Clique em “Gravar Informações” para concluir

Desinstalação do cliente Cacic. Isso pode ser necessário quando se tem uma versão antiga do cliente Cacic (versão anterior de jun2005) instalada. Para desinstalar, faça:
Aperte “Crtl + Alt + Del” e acesse o “gerenciador de tarefas”
Clique na aba “Processos” (conforme tela a seguir)

Finalize o processo “cacic2.exe”
Exclua a pasta “c:\> Cacic”
Exclua os arquivos “chksis.exe” e “chksis.ini” dentro da pasta “c:> Windows”

Em breve será colocado como instalar o cliente Cacic através de script logon do Active Directory


Texto Original
Referências Bibliográficas
http://www.softwarepublico.gov.br
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~ por 3c0linux em setembro 18, 2009.

 
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