GnoMenu, um menu semelhante ao do Windows

GnoMenu, um menu semelhante ao do Windows

GnoMenu

Sendo eu um apologista da união das melhores características de cada sistema operativo, não podia deixar passar uma maneira de pôr no Ubuntu o menu “Iniciar” do Windows. Este menu tem como principal característica um conjunto de apontadores para as mais diversas funcionalidades do sistema operativo. Para além disso, o seu visual é bastante agradável. Assim, se quer ter o seu Ubuntu com um visual mais agradável à vista, continue a ler o artigo.


O menu que falo neste artigo chama-se GnoMenu e começou a ser desenvolvido à poucos meses por Helder Fraga e tem sido desenvolvido por uma equipa relativamente grande de programadores. O projecto está a decorrer tão bem que já existe uma secção no Gnome-Look para os seus temas. Para além disso, os repositórios do Ubuntu Jaunty Jackalope (9.04), a próxima versão do Ubuntu, irão conter este programa, algo raro de acontecer para projectos tão novos.

GnoMenu 1.6

Apesar deste artigo começar por dizer que o seu objectivo era uma tentativa de aproximar o Ubuntu ao Windows, na verdade o objectivo deste projecto não é esse. É, sim, tentar pôr o ambiente gráfico do Gnome, mais atractivo. No entanto, a maior parte dos temas são muito semelhantes ao menu do Windows, isto porque o GnoMenu é uma modificação do “Vista Start Menu“, um programa que tinha o único objectivo de pôr um menu exactamente igual ao do Windows Vista no Gnome. No entanto, tal como referi anteriormente, o seu desenvolvimento tem sido tão produtivo que o facto de permitir a utilização de temas fez com que já começasse a aparecer novos temas que nada têm a ver com os do Windows, por exemplo, o tema “Black White” criado por Anton Sudak:

Instalação do GnoMenu

Tal como a maioria dos programas para o Ubuntu, a instalação do GnoMenu é muito simples. Basta fazer download do ficheiro de instalação e executá-lo. Como este programa está em constante desenvolvimento, não apresentarei aqui um link directo para o ficheiro. Apresentarei, sim, um link para o site de downloads do GnoMenu:

https://launchpad.net/gnomenu/trunk/1.6

A fazer download dos dois ficheiros necessarios.

Quando entrar no site, irá encontrar vários links para fazer download de diferentes ficheiros. No entanto, o utilizador precisa apenas de dois deles, que têm a seguinte nomenclatura no seu nome:

gnomenu_###_all.deb

gnomenuthemes_###_all.deb

No sítio dos cardinais (”###”) terá números que correspondem à versão do programa. Caso haja mais do que um ficheiro igual, escolha o que tiver a versão superior. A versão dos dois ficheiros não tem necessariamente de ser igual!

A instalar o segundo pacote do GnoMenu

Depois de fazer download dos ficheiros .deb,  dê duplo clique primeiro no gnomenuthemes[…].deb e só depois de o instalar é que deve dar duplo clique no ficheiro gnomenu[…]deb.

A adicionar o GnoMenu ao Painel do Gnome

De seguida, dê um clique com a tecla da direita do rato no Painel do Gnome e escolha a opção “Adicionar ao Painel…”. Na nova janela, procure o GnoMenu e adicione-o ao painel!

Depois do GnoMenu seleccionado, basta clicar em Adicionar.

Quando adicionar ao Painel do Gnome, o programa abrirá a janela de configurações do GnoMenu, onde pode escolher os temas e até adicionar novos temas.

Preferencias do GnoMen


Instalação dos temas do GnoMenu

A instalação de novos temas é também simples, é necessário fazer download do tema e, através das preferências do GnoMenu, adiciona-se o ficheiro à lista de temas.

Como exemplo, vou explicar como se instala o tema referido acima, o “Black White“:

Clique num destes links para fazer download do tema

  • Faça download do tema;

Clique na tecla da direita do rato em cima do GnoMenu para abrir este mnu

  • Abra as preferências do GnoMenu, clicando com a tecla direita do rato em cima do GnoMenu e escolhendo a opção “Preferences…”, tal como na imagem acima;

A adicionar Tema

  • Clique no botão com o símbolo “+” para adicionar o tema;

Procure o ficheiro e abra-o

  • Procure ficheiro que fez download e clique no botão abrir;

Tema adicionado com sucesso.

  • Escolha o novo tema e clique em “ok” para aplicar as modificações.

Escolha o novo tema

Depois de clicar no botão “Ok” irá aparecer uma janela para reiniciar o programa, clique no botão “Sim” e segundos depois poderá experimentar o novo tema do  GnoMenu.

Meu Desktop com o novo tema do GnoMenu

Anúncios

~ por 3c0linux em março 3, 2009.

 
%d blogueiros gostam disto: