Modifique sua instalação do Ubuntu com Reconstructor

reconstructorEu sempre me perguntava se havia para o Linux um software capaz de fazer o que faço com o Windows com o N-Lite, e depois de algumas buscas no Oráculo consegui uns tutoriais pequenos e sem imagens, por isso criei este tutorial seguindo a política de O Pirata Digital, tutoriais bem explicados e com muitas imagens.

Este tutorial não se aplica apenas ao Ubuntu mas a todas as distribuições Linux, porém, vou usar como base o Live CD do Ubuntu.

Primeiro, para iniciar, você deverá instalar o pacote “Reconstructor”, antes, vamos fazer uns pequenos ajustes no Synaptic:

No menu Gnome, vá em Sistema –> Administração –> Synaptic Package Manager e dentro do Synaptic, acesse o menu:
Configurações –> Repositórios
Na janela seguinte escolha as quatro opções seguintes:

  • Canonical supported Open Source software (main)
  • Community maintained Open Source software (universe)
  • Proprietary drivers for devices (restricted)
  • Software restricted by copyright or legal issues (multiverse)
  • 001

Após estas modificações, feche a janela de repositórios em elique em “recarregar” no painel do Synaptic, após o Synaptic finalizar a tarefa, feche-o.

002

Então agora é a hora de fazer do download do Reconstructor no site do desenvolvedor, basta ir a http://reconstructor.aperantis.com e na seção download, baixar a última versão estável. Após o download você pode clicar duas vezes no arquivo .DEB baixado que o gerenciador de pacotes irá auxiliá-lo na instalação, caso você não esteja utilizando o Ubuntu, abra o terminal como e digite:

sudo dpkg -i nome-do-programa.deb

Após entrar com o comando, digite a senha que será solicitada pelo sistema e aguarde a instalação ser finalizada.

Acesse o Reconstructor pelo menu “Aplicações” –> Ferramentas do Sistema –> Reconstructor.

01

Antes do Reconstructor abrir, uma janela de terminal será aberta solicitando a senha, digite sua senha mas não feche o terminal pois se o fizer, o reconstructor também será fechado.

02

Esta é a tela inicial do Reconstructor. Neste ponto é importante você decidir se irá fazer a sua modificação à partir de uma imagem ISO (que é o caso deste tutorial) ou se irá utilizar o Live CD. Eu pessoalmente recomendo uma imagem ISO, pela rapidez com que os dados do CD são coletados. Clique em próximo.

03

Nesta janela, escolha a opção Live CD e clique em próximo.

05

No primeiro campo é mostrado o caminho do diretório onde o Reconstructor trabalha, no segundo, é onde você irá indicar ao Reconstructor onde se encontra a imagem ISO do sistema. Caso seja a primerira vez que esteja utilizando o programa, marque as três opções, se não for a primeira modificação neste projeto, clique apenas em Próximo.

07

Na aba Gnomeé onde você pode customizar o seu sistema, escolher a tela de Login, a imagem do Splash Screen e a cor de fundo do Splash, o papel de parede que você quer utilizar, as fontes-padrão do sistema, o tema e os ícones. Em alguns casos, o reconstructor reconhece os seus temas instalados automaticamente, caso não o faça, tenha os arquivos de tema e ícones e indique através do ícone “…” onde está o pacote de temas ou ícones. Clique em Apply.

A aba apt é onde você deverá escolher os repositórios de onde o Ubuntu irá baixar os programas ( e eventualmente o próprio reconstructor). Marque os resitórios desejados e insira os que você conhece e clique em Apply.

08

A aba “Modules” é a parte do programa onde é possível colocar programas na instalação do sistema, que também estarão disponíveis no LiveCD. Através do Custom apt-get é possível instalar os seus programas desejados, eu por exemplo, coloquei o aMSN, o Amarok e o gnome-resctricted-modules.

Para inserir um programa, basta digitar o nome do pacote. Se você quiser instalar o amarok, basta digitar amarok no campo Custom apt-get (install) e clicar em Apply.

Um detalhe importante é que, ao entrar com um pacote no Custom Apt-get, não é mostrado no terminal o andamento do processo, mas se você verificar nas propriedades do sistema é possível verificar um download em andamento pela quantidade de KBs baixados.

Após fazer as modificações desejadas, clique em Próximo.

10

É a hora de dar nome à sua modificação, escolha também as três opções acima dos campos e clique em próximo.

11

O Reconstructor vai perguntar se deve contruir um live CD, clique em SIM e vá tomar banho, café, ler um livro, ver TV…demora em média 10 minutos.

12
Terminal da aplicação. É possível visualizar as modificações sendo feitas no sistema.

Após conncluido, você poderá encontrar a imagem ISO criada pelo Reconstructor na sua pasta de documentos. Para ter certeza de que tudo deu certo e não gastar midia à toa, teste o live cd em uma Máquina Virtual.

13
Screenshot da tela de meu Ubuntu modificado, já com o Amarok, K3B, Mplayer e VLC Media Player.

Sucesso!

Anúncios

~ por 3c0linux em novembro 22, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: