Vai queimar um CD para o novo Ubuntu ? – Não faça isso !

Gravar LiveCDs de instalação do Ubuntu é ótimo para presentear amigos, mas já não é uma maneira adequada para instalar um Linux no seu computador moderno. Já faz tempo, existem aplicativos capazes de transportar um .ISO duma LiveCD qualquer para o pendrive e com um boot a partir da USB então instalar de forma rápida o sistema em seu computador.
Um dos programas capazes de realizar essa operação e que eu recomendo é o unetbootin.

CONTRAS :

Fica bootavel apenas ingles, mas podera trocar de idioma assim que a sessao gráfica for carregada.
Nem todos os micros possuem boot por USB.

PROS:

Um pendrive é atualizável.
Velocidade muito maior do que um CDROM/DVDROM, uma instalacao que leva 30minutos é feita em 10minutos.

Gostaria de criar um LiveUSB ? Então primeiramente faça o download do unetbootin na página :

http://unetbootin.sourceforge.net

copie-o para /usr/bin, ou se preferir faça o download pelo terminal :

sudo wget -vc http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/unetbootin/unetbootin-linux-293 -O /usr/bin/unetbootin-linux-293

O problema de copiar/colar a instrução acima é que você não saberá qual é a última versão disponível do ‘unetbootin’.

Terminado o download, demos então permissão de execução :

sudo chmod a+x /usr/bin/unetbootin-linux-293

Para você não ter que executar o programa unetbootin pelo terminal, vamos criar um atalho para ele no menu, dê um ALT+F2 e execute gksudo gedit /usr/share/applications/unetbootlin.desktop e cole no editor de textos :

[Desktop Entry]
Name=Transfere LiveCD/DVD para USB
GenericName=Transfere LiveCD/DVD para USB
Comment=Transfere LiveCD/DVD para USB
Exec=/usr/bin/gksudo /usr/bin/unetbootin-linux-293
Icon=gtk-paste
Terminal=false
MultipleArgs=false
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=SystemBackup;Applications;GTK;System;Settings

Agora você o encontrará em Sistema->Administração->Transfere LiveCD/DVD para USB, o unetbootin é simples de ser operado, no caso das .iso’s de livecd basta informar o arquivo .iso e informar a unidade de pendrive de destino :

O unetbootin é o melhor programa para se executar essa tarefa de transferência de LiveCD/DVD para USB, o novo Ubuntu Intrepid 8.10 incluirá uma ferramenta para executar essa mesma transferência, no entanto, não é tão boa quanto o unetbootin, na realidade todos os testes que fiz com essa ferramenta embutida no Ubuntu Intrepid 8.10 se quer conseguí a concluir a gravação no pendrive.

Uma consideração importante, nem todos os pendrives podem ser listados/detectados corretamente pelo unetbootin, eu pluguei um pendrive Kingston e o unetbootin já o alistou no seu combobox “Disco”, mas não aconteceu o mesmo com um pendrive xingling daqueles que as empresas dão de brindes a outras empresas, embora ele tenha sido detectado e montado na tela, eu não sei a razão disso. Se o seu pendrive também não for alistado no Combobox “Disco” apenas habilite a opção “Exibe todos os dispositivos” e aponte para a unidade USB correspondente e muito cuidado para não apontar os discos do seu computador senão poderá danificar o sistema operacional. Esse pendrive xingling que tenho aqui é muito problemático, em casa eu tenho dois aparelhos com entradas USB, o DVD de mesa e um setup-box de TV Digital e em ambos esse pendrive não é detectado de nenhuma forma, ele só funciona mesmo em computador. Se tiver um pendrive como o meu, já fica sobreavisado com respeito ao unetbootin.

Aproveite essa dica para usa-la no próximo release do Ubuntu.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: