Terminator, janela com multiplos terminais

O Terminator foi concebido para utilizadores que passam grande parte do seu tempo em terminais. Este terminal tem uma funcionalidade muito especial: permite a adição de mais terminais, mas dentro da própria janela, permitindo assim uma maior organização do Desktop.

Conforme o que o criador, Terminator é um script em Python, que funciona de uma forma semelhante ao Gnome-Terminal: são adicionados vários VTE Terminal Widget’s a uma janela.
Para os utilizadores do novo Ubuntu, Hardy Heron, ou Ubuntu 8.04, que sairá daqui a um mês a versão final, basta clicar aqui para instalar ou, na consola:

sudo apt-get install terminator

Para os outros utilizadores, existe duas hipóteses, ou através de um ficheiro .deb, ou adicionando um servidor ao Synaptic.
Instalação através de um ficheiro .deb
Visite este site e escolha um link qualquer para fazer download. Depois, duplo clique no ficheiro e instale.

Instalação adicionando um servidor ao Synaptic
Este método, não o aconselho pois existe a possibilidade de existir bugs e podem danificar o seu Sistema Operativo. No entanto, desta maneira, sempre que existirem actualizações, o Ubuntu instalará automaticamente caso o utilizador o permita.

Deste modo, abra o terminal e escreva as duas seguintes linhas, para adicionar o servidor à sources.list:

echo -e “\ndeb http://ppa.launchpad.net/gnome-terminator/ubuntu gutsy main restricted universe multiverse \ndeb-src http://ppa.launchpad.net/gnome-terminator/ubuntu gutsy main restricted universe multiverse” | sudo tee -a /etc/apt/sources.list


De seguida, ou instala pelo Gestor de Pacotes Synaptic ou simplesmente através da seguinte linha no terminal:

sudo apt-get update && sudo apt-get install terminator

Funcionalidades do Terminator
Depois de abrir o Terminator (aplicações->Acessórios->Terminator), pode adicionar novos terminais clicando na tecla direita do rato para abrir o menu, ou através das seguintes combinações de teclas:

  • Ctrl+Shift+W: Fecha um terminal
  • Ctrl+Shift+E: Divide na vertical
  • Ctrl+Shift+O: Divide na horizontal
  • Ctrl+Shift+N: Seleciona o terminal seguinte
  • Ctrl+Shift+P: Seleciona o terminal anterior

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: