Terminal no Desktop

Com o tempo, o utilizador do Linux passa a usar mais vezes o terminal, uma vez que certas acções são mais rápidas. Por exemplo, instalar um pacote pelo terminal é muito mais rápido que pelo synaptic, pois este último tem de carregar a base de dados toda, enquanto que pelo terminal a acção é directa.

Assim, se o utilizador tiver um terminal sempre aberto acaba por ganhar tempo. Assim, veio a ideia de ter um terminal embutido no wallpaper, que para além de dar jeito ao utilizador dá um ar mais Geek ao Sistema Operativo.

Para ter isto é necessário instalar dois programas, o devilspie, um programa que controla a posição das janelas, tamanho, entre outras opções, e o Eterm, um terminal.
Clique aqui para instalar o devilspie.
Clique aqui para instalar o Eterm.

De seguida, é necessário escolher os parâmetros de modo ao eterm ficar no desktop. Para tal, é necessário criar um ficheiro com o nome do próprio programa numa pasta com o nome devilspie de modo a este saber os ditos programas. Portanto é necessário ir á consola e digitar para criar a pasta:

mkdir ~/.devilspie


Digite o seguinte para abrir o gedit com o ficheiro a ser copiado:

gedit ~/.devilspie/eterm.ds


Neste ficheiro vamos adicionar os parâmetros. Estes são executados por ordem e pode encontrar todos os parâmetros neste site. Os parâmetros seguintes são suficientes para o objectivo desta mensagem:

(if   (matches (application_name) "Eterm")   (begin           (skip_pager)           (undecorate)           (pin)           (skip_tasklist)           (below)   ))

Depois disto é só executar o devilspie: faça Alt+F2 para abrir o “Executar aplicação” e escreva: devilspie. E executar o eterm com as condições desejadas, para já execute desta forma para ter uma ideia:

Eterm -x -f blue –scrollbar=off –buttonbar=off –trans –itrans –no-cursor –geometry 100×18+300+400


Explicação de alguns definições do eterm:

  • -f [cor]: Indica qual base das letras (red,blue,grey,yellow,black);
  • –scrollbar=off: tira o elevador (em inglês scrollbar);
  • –buttonbar=off: tira a barra de título;
  • –trans: põe o terminal transparente;
  • –no-cursor: tira o cursor do terminal, aquele traço que pisca;
  • –geometry (altura x largura do terminal)+(posição na vertical)+(posição na horizontal)
Para mais informações do eterm clique aqui.

De modo a ter o terminal sempre que liga o computador tem de adicionar os 2 programas a “Sessões” (Sistema->Preferências->Sessões). Para tal, depois de abrir o dito programa clique em
“Adicionar” e escreva devilspie nos 2 primeiros campos e clique ok. Clique novamente em adicionar escreva no primeiro campo eterm, e no segundo escreva a linha toda que foi mencionada atrás, ou uma linha semelhante conforme os seus gostos.

Esta informação foi retirada deste site.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: