Sincronize duas pastas no Ubuntu Hardy Heron

Sincronizar pastas automaticamente é uma funcionalidade que se procura muito na Internet. Este artigo é importante para utilizadores que querem fazer backups automáticos, ou utilizadores que tenham mais que um computador e precisem de ter o mesmo conteúdo nos dois computadores.


O programa que produz esta funcionalidade chama-se Unison: permite ter duas colecções de ficheiros sincronizadas e funciona, não só no Ubuntu (Linux), mas também no Windows, MacOS X e Solaris.

Essas duas colecções de ficheiros podem estar no mesmo computador (dois directórios), ou ligadas através de uma rede, ou mesmo através de ligações directas pela Internet ou conexões encriptadas via SSH.

Ao contrário de um sistema de cópias de segurança (backups), o Unison consegue controlar muito bem as actualizações de ficheiros e no caso de haver conflitos o utilizador é avisado.

Instalação
Tal como a maioria dos programas para Ubuntu, a instalação deste programa é muito simples. Tem duas hipóteses, ou clica aqui e o Ubuntu instala automaticamente ou, através da consola, escreva:

sudo apt-get install unison-gtk

Utilização
Depois da instalação, aparece um atalho no menu do Ubuntu, em Aplicações->Internet->Unison, clique nele para o abrir (como alternativa, pode abrir através da combinação de teclas Alt+F2, e escrevendo unison-gtk).
Sempre que o programa é aberto aparece uma janela (semelhante à da imagem seguinte) para escolher o perfil do utilizador. Cada perfil é, de uma forma simplista, a relação entre duas colecções de ficheiros. Assim, se quiser ter várias sincronizações terá de ter um perfil para cada uma.
Desta forma, para sincronizar uma determinada pasta no seu sistema deve primeiro criar um perfil, clicando no botão “Create new profile” e escrevendo o nome do perfil.De seguida, seleccione o perfil e clique no botão OK. Na janela seguinte adicione o caminho da primeira pasta que será sincronizada, clicando no botão Browse e procurando a pasta.Clique em Ok. Na nova janela poderá escolher ou uma pasta do seu computador (opção local) ou uma pasta remota, pela Internet (via SSH, RSH e Socket).Clique em OK e aparecerá uma janela que listará os ficheiros. No entanto, como é um perfil novo, o programa mostrará uma mensagem de erro, clique em OK para continuar.
De seguida serão listados as pastas e seus ficheiros. Para sincronizar as pastas abra o menu Synchronization e escolha a opção “Detect updates and proceed (without waiting)Se tudo correr bem, na barra inferior da janela aparecerá uma mensagem a dizer “Synchronization Complete“.


Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: