Screenlets

Screenlets são pequenas aplicações baseadas no Compiz, escritas em Python. São idênticas às Widgets do macOS ou às gadgets do Windows Vista. A funcionalidade principal é permitir um rápido acesso a pequenas informações: data e hora, previsão do tempo, performance do processador, notas.Para instalar as Screenlets é necessário ir ao terminal e escrever o seguinte:

sudo su -c ‘echo deb http://hendrik.kaju.pri.ee/ubuntu hardy screenlets >> /etc/apt/sources.list’ && wget http://hendrik.kaju.pri.ee/ubuntu/hendrikkaju.gpg -O- | sudo apt-key add – && sudo apt-get update && sudo apt-get install screenlets && mkdir ~/.config/Screenlets && mkdir ~/.config/autostart

De notar que isto é uma só linha, e o que ela faz é adicionar um servidor à source.list, de modo a poder instalar, uma vez que as screenlets não estão nos repositórios oficiais do Ubuntu, depois instala-as.
Depois disto aconselho a retirarem o servidor da lista, uma vez que, não sendo oficial, pode haver um certo risco de fazer um update com erros. Portanto, para retirar o servidor basta copiar a seguinte linha no terminal:

cat /etc/apt/sources.list | sudo su -c ‘grep -v “http://hendrik.kaju.pri.ee/ubuntu gutsy screenlets” > /etc/apt/sources.list’
De seguida é necessário configurar o Compiz de modo a ele usar estes novos extras, portanto abra o Sistema de Configurações do Compiz em Sistema->Preferências->Advanced Desktop Effects Settings(caso não tenha esta aplicação clique aqui para instalar). Depois, usando o Filtro procure o plugin Regex Matching e adicione o visto. Procure, também o plugin Widget Layer, adicione o visto e clique no botão deste de modo a poder mudar as suas definições.

Depois de clicar no botão aparece as definições, escolha a aba comportamento e escreva:

name=Screenlet.py


O resultado deve ser este:

Agora é só adicionar as Screenlets desejadas, ou através do Screenlets manager (faça Alt+F2, e escreva screenlets-manager ou Sistema->Preferências->Screenlets), ou então abrindo-as no menu aplicações->Outros. Screenlets-Manager:

Para ver as novas Screenlets, é só clicar na tecla F9.

Homepage, onde pode encontrar muitos screenlets.

PS: Caso não goste de trabalhar na consola (neste caso é bem mais fácil na consola), pode encontrar o ficheiro .deb aqui.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: