Rodar e redimensionar imagens

Através das funcionalidades básicas do Ubuntu, redimensionar uma imagem ou rodar é tão complicado quanto o sistema operativo Windows: é necessário abrir a imagem num programa de edição de imagem e redimensionar e/ou rodar e depois, conforme a sua escolha, tem de ou fazer “Salvar” ou fazer “Salvar como”. Assim, neste artigo será explicado como adicionar uma nova funcionalidade ao Ubuntu de forma a ter um acesso simples a estas duas opções.


Analisando este problema, descobre-se que a maneira mais simples e rápida é adicionar uma funcionalidade ao Nautilus, que, através de um clique, abra o menu das opções com uma opção para redimensionar.
Assim, restam duas hipóteses: ou por extensões do Nautilus ou por Scripts. Se fosse por Scripts sempre que se clicasse num ficheiro essa opção seria possível, podendo originar erros quando se escolhesse ficheiros não de imagem. Assim, o melhor é uma opção que só apareça quando é necessário. Para tal tem de ser uma extensão. Essa extensão chama-se Nautilus Image Converter, e faz exactamente o que se quer, aparece quando se clica numa imagem, redimensiona uma imagem ou roda-a e ainda dá a possibilidade de sobrepor o resultado ou então criar um novo ficheiro.Instalação do Nautilus Image Converter
Tal como na maioria dos programas em Ubuntu, a instalação é muito simples:

Clique aqui para instalar a extensão nautilus-image-converter, ou, através do terminal, escreva:

sudo apt-get install nautilus-image-converter

Depois da instalação, para ter acesso às novas opções, tem de reiniciar o Nautilus. A forma mais simples é reiniciar o ambiente gráfico, fazendo a combinação de teclas: Alt+Ctrl+BackSpace.

Homepage do Software.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: