Programa que conjuga verbos

Um programa que conjugue verbos pode ser muito útil em vários aspectos, mas, para os alunos que ainda não têm totais certezas na conjugação de verbos, um programa deste tipo pode dar uma ajuda muito importante. Assim, o programa GConjugue pode facilitar muito a aprendizagem.

O GConjugue conjuga verbos da Língua Portuguesa do Brasil que pode ser também utilizado pelos utilizadores de Portugal, visto que há muitas semelhanças e que o acordo ortográfico para a uniformização das línguas portuguesas está cada vez mais próximo. Este programa foi escrito por Jakson Aquino e é baseado no script conjugue desenvolvido por Ricardo Ueda Karpischek.

Existem duas versões deste programa: a versão 0.6 dos repositórios oficiais do Ubuntu e a versão 0.7, melhorada, claro, mas que só se encontra na Homepage do programa.


Instalação
Para utilizadores que não querem ter muito trabalho, podem clicar aqui para instalar a versão 0.6 do GConjugue ou, através do Terminal:

sudo apt-get install gconjugue

Aconselho a instalar a versão mais actual (neste momento a 0.7) uma vez que os algoritmos vão sendo melhorados de versão para versão. Assim, para instalar a última versão, visite a Hompage e faça download do ficheiro .deb. Depois de fazer download, dê duplo clique no ficheiro e instale.

Atenção: este programa tem uma incompatibilidade com o pacote brazilian-conjugate-gtk portanto, se o tem instalado deve desinstalar, ou indo ao Gestor de pacotes Synaptic ou abrindo o Terminal e escrevendo:

sudo apt-get remove brazilian-conjugate-gtk


Imagens
Versão 0.6, aqui não se mostra, mas na barra de título não tem ícone.

Versão 0.7, visualmente é muito parecida e já inclui o ícone na barra de título.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: