Leitor de ficheiros CHM

Ficheiros .chm (Microsoft Compiled HTML Help) são os ficheiros das ajudas dos programas para Windows. No entanto, se fizer download de algum livro digital (normalmente denominado e-book), é possível que ele venha neste formato. Como os programas do Ubuntu não utilizam este tipo de formato de ajuda, por ser um formato proprietário, o Ubuntu não inclui nenhum leitor deste tipo ficheiros .chm.

Neste artigo começarei por mostrar o programa que recomendo para abrir os ficheiros .chm, depois listarei mais dois programas semelhantes e, por fim, mostrarei como converter para ficheiros HTML e para ficheiros PDF.


GnoCHM
GnoCHM é um leitor de ficheiros CHM, muito completo e pertencente ao ambiente gráfico Gnome (ambiente gráfico do Ubuntu). Tem todas as funcionalidades básicas e necessárias para abrir tais ficheiros e muito rápido. É, portanto, o programa aconselhado para instalar no Ubuntu.
Tem como principais características:

  • Incluir suporte para pesquisas por palavras;

  • Suporte para múltiplas línguas (be, cs, de, el, es, fr, hu, it, ja, pl, pt_BR, ru, sv, tr, vi, zh_CN, zh_TW);

  • Permitir abrir vários ficheiros ao mesmo tempo;

  • Funcionalidades de Zoom;

  • Visualização do código HTML;

  • Suporte de links entre as páginas do documento e links para Internet.

Para instalar o programa, basta clicar aqui ou escreva na consola:

sudo apt-get install gnochm


Outros Programas
Existe pelo menos mais dois programas que fazem o mesmo. No entanto, não os aconselho a utilizar visto que não estão totalmente adaptados ao ambiente gráfico Gnome.

Assim, para o ambiente gráfico KDE, existe o programa kchmviewer.


Clique aqui para o instalar ou escreva na consola:

sudo apt-get install kchmviewer

O segundo programa é xCHM, que funciona também em MacOS e em Windows. Este programa tem um pequeno bug nas imagens: não consegue manter o tamanho definido em código HTML, ficando desta forma, por exemplo:


Clique aqui para o instalar ou escreva na consola:

sudo apt-get install xchm


Converter ficheiros CHM para HTML
Os ficheiros CHM são uma espécie de pacote de ficheiros HTML, portanto é possível extrair todas as características dos textos escritos nesse formato para ficheiros HTML. Para “retirar” essa informação utiliza-se a biblioteca libchm-bin. Assim, para instalar, clique aqui, ou escreva na consola:

sudo apt-get install libchm-bin

Depois de instalar o pacote poderá converter os ficheiros. Supondo que o ficheiro CHM se chama ficheiro.chm, e que você quer guardar o resultado na pasta FINAL (se não existir ele cria uma com esse nome), então, para converter escreva no terminal:

extract_chmLib ficheiro.chm FINAL


Converter ficheiros CHM para PDF
Não existe nenhuma ferramenta que passe, na perfeição, ficheiros CHM para PDF. A ferramenta que faz o mais parecido é o htmldoc juntamente com o processo que expliquei nos parágrafos acima. Assim, primeiro deve instalar o programa htmldoc clicando aqui ou escrevendo no terminal:

sudo apt-get install htmldoc

Agora que tem instalado o pacote mostrarei os passos que deve seguir:

  • Extraia os ficheiros HTML que estão no ficheiro CHM tal como expliquei anteriormente, utilizando o comando extract_chmLib;
  • Abra o programa htmldoc digitando no terminal
    htmldoc


  • Depois de abrir o programa, adicione todos os ficheiros HTML (Pode adicionar vários ao mesmo tempo), escolha modo book, escolha o ficheiro final na aba Output e clique em Generate.
Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: