Jogo de karaoke no Ubuntu

Gostava de cantar as suas músicas preferidas com os seus amigos? Quer impressioná-los com um karaoke na sua casa? Então este artigo é para si! Através do programa UltraStar, poderá ter karaoke no seu Ubuntu, e poderá divertir-se com um dos entretenimento mais procurados do mundo.


O que é Karaoke?

Karaoke é um termo japonês que significa “sem orquestra” e surgiu por volta da década de 70 com o objectivo de aliviar o stress. Começou apenas com o som de fundo das músicas mais populares (exigindo o bom conhecimento das musicas), reproduzido por cassetes, mas rapidamente evoluiu para um nível mais agradável aos participantes: com vídeo. A evolução das tecnologias permitiu, assim, adicionar imagens, com a letra das músicas.


O que é o UltraStar NG?

O UltraStar é um jogo muito semelhante ao SingStar da Playstation. É um jogo de karaoke que permite ter um ou mais jogadores a competirem entre si. A possibilidade de ter vários jogadores a cantar simultaneamente é limitada apenas pela quantidade de entradas de microfone do seu computador.

Para além de disponibilizar o som e as respectivas letras, apresenta os momentos em que as palavras devem ser cantadas e apresenta a precisão que o jogador está a ter, como pode ver pela imagem seguinte:

Um dos pontos mais fortes do jogo é o algoritmo de reconhecimento de voz que consegue apresentar uma linha da precisão da voz de cada jogador.

O jogo permite, também, adicionar qualquer música em formato de som ou mesmo de vídeo.


Como instalar?

O utilizador tem duas maneiras de instalar, uma simples e outra menos simples que eu recomendo. Isto acontece, novamente, porque o Ubuntu nunca utiliza, nos seus repositórios, os programas mais actualizados de modo a prevenir falhas de segurança.

Para instalar da forma mais simples, basta clicar aqui, ou escrever no terminal:

sudo apt-get install ultrastar-ng

Recomendo instalar da forma seguinte, visto que a versão da forma anterior dista um ano de diferença e as diferenças são muitas: utilização de codificação de caracteres UTF-8, permitindo, assim, ver as letras das músicas que têm acentos (na versão anterior o programa não apresenta as letras das músicas em português visto usarem acentos), janela de pontuações e de configurações e utilização de memória diminuída.


Instalação do UltraStar-NG 0.2.1

Antes de instalar o pacote do programa, necessita de ter alguns pacotes já instalados, nomeadamente pacotes que referi neste artigo que são necessários para reproduzir músicas em formato .mp3.

Assim, precisa de ter os repositórios medibuntu instalados (ver este artigo para saber como os activar). De seguida, instale os pacotes Gstreamer, necessários para ler .mp3, copiando para o terminal o seguinte:

sudo apt-get update && sudo aptitude install gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-fluendo-mpegdemux gstreamer0.10-gnonlin gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-farsight gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-sdl gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-schroedinger gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse

Depois de instalar, basta visitar o site do GetDeb, fazer download do ficheiro ultrastar-ng-gstreamer (1.5 MB) e dar duplo clique no ficheiro para instalar.


Como adicionar músicas?

O UltraStar funciona com as músicas que estiverem na pasta:

~/.ultrastar/songs/

Assim, sempre que quiser adicionar uma música simplesmente copia a pasta dessa música para esta pasta. De salientar que cada música tem de ser uma pasta e cada pasta inclui, normalmente, três ficheiros: imagem (.jpg), música (.mp3) e um ficheiro da letra (.txt). Pode ter outros, por exemplo as pontuações ou ajudas relativas à música.

Inicialmente a pasta não existe. Assim, deve primeiro criar a dita pasta que estará oculta na sua home. Para tal abra o terminal e escreva:

mkdir -p ~/.ultrastar/songs/

Depois de criada, para aceder à mesma, abra a sua home, e faça a combinação de teclas Crtl+H para aparecer os ficheiros ocultos. Procure a pasta ./ultrastar e entre na subpasta /songs.


Onde encontrar músicas?

Pode encontrar muitas músicas através de torrents, bastando, para tal, procurar em sites como o mininova.org.

Para ter músicas individuais, o site www.ultrastarsongs.com é o melhor! Para além de ter muitas músicas, tem músicas portuguesas e vídeos para os seus Karaokes.

Bibliografia electrónica:

Wikipedia – Karaoke;

Debian Package of the Day – UltraStar NG;

Homepage do UltraStar NG.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

Uma resposta to “Jogo de karaoke no Ubuntu”

  1. […] Click aki e continue lendo… […]

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: