Instalar driver de placas Wireless sem suporte

Para os utilizadores que não têm a sua placa Wireless automaticamente instalada existe uma solução fácil: utilizar no Ubuntu drivers do Windows XP. Esta solução é extrema mas, em geral, se o Ubuntu não instala a placa automaticamente então não existem drivers totalmente compatíveis e, portanto, é melhor não perder tempo à procura de tal driver uma vez que pode nem existir.


Para instalar um driver do Windows XP, é necessário instalar o módulo ndiswrapper que funciona como o Wine, mas para drivers.

Clique aqui para instalar o pacote ndiswrapper-utils

Para ter uma interface gráfica, instale este programa.

Para instalar o driver do Windows, faça o download, descompacte e escolha o seu método preferido de instalação, ou procure no cd da placa Wireless (considerarei que o nome desse driver é driver.inf, visto o nome variar, mas a extenção do ficheiro ser .inf:

Instalação por Terminal:
Abra o terminal e navegue para a pasta que contem os ficheiros do driver (normalmente com extensão .sys ou .inf ou .bin) e faça:

sudo ndiswrapper -i driver.inf

Em que driver.inf é o ficheiro driver do Windows. Atenção: deve conter todos os ficheiros do driver no mesmo directório.

Para verificar a instalação faça:

ndiswrapper -l

Deverá ter como resultado:

Installed ndis drivers:{nome dodriver}  driver present, hardware present

De modo a ter o driver a trabalhar, precisa de carregar o módulo ndiswrapper:

sudo depmod -asudo modprobe ndiswrapper

E de modo a ter o módulo aberto sempre que liga o computador digite:

sudo ndiswrapper -m

Instalação de modo gráfico
Caso tenha instalado a interface gráfica, abra-a através do link localizado em Sistema -> Administração -> Drivers Windows para Placas de Rede Sem Fios. Clique em Install New Driver e, na nova janela, escolha a pasta onde se encontra o ficheiro driver do Windows descrito anteriormente.

Abra o terminal e escreva:

sudo ndiswrapper -m

Este comando, tal como disse anteriormente, serve para adicionar o ndiswrapper ao modprob de forma a arrancar sempre que inicia o Ubuntu.

Considerações finais
Reinicie o computador. Caso o driver não arranque automaticamente, digite a seguinte linha no terminal, de forma a editar o ficheiro modules:

sudo gedit /etc/modules


e escreva no final do ficheiro:

ndiswrapper

Texto baseado no seguinte link:
http://wiki.ubuntubrasil.org/Documentacao/Wireless

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: