GnomeDo, atalho rápido a todas as ferramentas

Esta aplicação é muito semelhante ao programa “Executar Aplicação” executado pela combinação “Alt+F2″. A diferença é que é bem mais agradável visualmente, tem mais funcionalidades, por exemplo abrir pastas digitando o nome delas, e permite adicionar plugins. Este programa é equivalente ao QuickSilver do MacOS, ao Launchy do Windows ou ao Katapult do KDE.Tendo a possibilidade de adicionar plugins, o potencial deste programa é enorme. Por exemplo, pode desde mandar e-mails ou mensagens através do MSN até reproduzir um determinado álbum de música, passando pela possibilidade de fazer pequenos cálculos matemáticos ou mesmo fazer pesquisas em Sites de Pesquisa.

Uma vez que este programa não se encontra nos repositórios, terá de adicionar outros repositórios. Basta abrir a consola e colar as seguintes linhas:

sudo sh -c “echo \”deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ubuntu gutsy main\” >> /etc/apt/sources.list”

sudo sh -c “echo \”deb-src http://ppa.launchpad.net/do-core/ubuntu gutsy main\” >> /etc/apt/sources.list”

Depois faça:

sudo apt-get update && sudo apt-get install gnome-do


Depois de abrir o programa pela primeira vez na sessão, sempre que o quiser chamar, faça a combinação “Super+[Espaço]” (tecla Super, é a tecla com o símbolo do Windows), abrirá a janela, e depois pode escrever o que desejar.

De forma a ter o programa a abrir quando inicia o Ubuntu, abra o programa Sessões (Sistema->Preferências->Sessões), clique em adicionar, e depois preencha desta forma:

Nome: GnomeDO
Comando: gnome-do -quiet



Site oficial do programa.

Quanto aos plugins, neste site pode encontrar toda a informação, desde plugins estáveis, a links para plugins em desenvolvimento.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: