Desactive o Touchpad enquanto escreve

Certos portáteis tem um design pouco apropriado para escrever, tendo o touchpad muito perto do posicionamento da mão quando esta escreve. Assim, a melhor solução para este caso é desligar o touchpad no momento em que se escreve, prevenindo, assim, mudanças de linha indesejadas e, por conseguinte, escrita nessas linhas.


É necessário, portanto, uma ferramenta que desligue temporariamente o touchpad. Assim, tem-se o pacote xserver-xorg-input-synaptics, que está inteiramente relacionado com o touchpad. Desta forma, se usa o touchpad terá de certeza este pacote, mas pode confirmar clicando aqui. Este pacote tem duas ferramentas necessárias para este processo: synclient e syndaemon. Syncliente servirá para desligar o touchpad, e o syndaemon será a ferramenta que tornará o desligar/ligar automático.
Assim, quanto ao syncliente, se for ao terminal e fizer:

synclient TouchpadOff=1

o touchpad ficará desligado. para o ligar basta fazer:

synclient TouchpadOff=0


Quanto ao ao syndaemon, para este funcionar é necessário ter a seguinte linha na zona do “Synaptics Touchpad” no ficheiro /etc/X11/xorg.conf:

Option “SHMConfig” “on”


Caso não a tenha, deve adicionar no local do “Synaptics Touchpad”, ficando assim:

Section “InputDevice”
Identifier “Synaptics Touchpad”
Driver “synaptics”
Option “SendCoreEvents” “true”
Option “Device” “/dev/psaux”
Option “Protocol” “auto-dev”
Option “HorizEdgeScroll” “0″
Option “SHMConfig” “on”
EndSection


Depois deve reiniciar o xorg de modo a poder utilizar esta nova opção, fazendo a combinação de teclas Ctrl+Alt+Backspace. Caso contrário terá o seguinte erro:

Can’t access shared memory area. SHMConfig disabled?

Agora que pode utilizar o syndaemon, pode correr algumas linhas para testar, por exemplo, a seguinte linha, a mais simples, desabilita o rato durante 2 segundos depois de clicar nas teclas:

syndaemon


Para mudar o tempo de desactivação do touchpad deve utilizar o argumento -i e de seguida o tempo em segundos. Por exemplo para desabilitar durante 10 segundos faça:

syndaemon -i 10

O argumento -t é bastante útil uma vez que só desliga o clique e o scroll, não bloqueando o movimento do rato. Por fim, o argumento -d permite o processo correr por trás do sistema.

Agora que tem toda a teoria, é só pôr esta opção ligada sempre que inicia o sistema. Assim, vá a Sistema->Preferências->Sessões, clique em Adicionar e escreva:

Nome: Syndaemon
Comando: syndaemon -d -t -i 1
Comentário: Desactiva o touchpad quando é premida uma tecla.



Faça OK, e a partir de agora, sempre que iniciar o sistema e sempre que escrever algo, os cliques e os Scrollings serão desactivados durante 1 segundo.

Esta dica foi baseada no seguinte site:
http://nudge.netsons.org/node/72

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: