Como mudar os nomes dos atalhos dos programas

Normalmente, com o tempo, o utilizador do linux tem tendência a usar mais o teclado que o habitual em detrimento do rato. Isto acontece pois é possível fazer uma determinada tarefa em menos tempo.


As ditas tarefas são, na maioria, execuções de programas, usando a janela “Executar Aplicação” com a combinação de teclas Alt+F2. E é neste ponto que esta mensagem é importante, uma vez que muitos programas tem nomes muito grandes e/ou difíceis de memorizar. Deste modo, o melhor é criar um novo link que faz exactamente o mesmo. Tome-se como exemplo o gnome-terminal (consola do Ubuntu) em que o seu nome é muito grande:

Escrever na consola:
ln -s /usr/bin/gnome-terminal /usr/bin/terminal

Assim, sempre que for preciso executar o terminal, em vez de escrever aquele nome enorme, basta escrever “terminal”.
Explicação do comando:
ln – é um comando que cria links;
-s – significa que o link criado é um simples ficheiro que aponta para outro. Caso não se adicionasse este argumento, ia resultar num “hard link” que, ao eliminar este link, eliminaria também o que ele está a apontar; o que não acontece com os links simples (com o argumento -s);
/usr/bin/gnome-terminal – este é o programa para o qual se quer fazer o link (note-se que os programas que são executados pelo “Executar Programa” estão todos nesta pasta);
/usr/bin/terminal – é o link resultante. De notar que o novo link tem de estar na pasta /usr/bin/ para ser reconhecido como um programa a ser executado.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: