Como fazer download de músicas no Ubuntu

Neste artigo, explicarei como fazer download de músicas através de redes P2P (peer-to-peer), de forma muito simples e segura. Esta é, talvez, a forma mais simples e eficaz de se obter uma determinada música.

O Frostwire é o programa mais conhecido para trabalhar em redes Peer-to-Peer, para Ubuntu. É muito semelhante ao programa LimeWire, um dos programas mais usados em Windows para partilha de ficheiros. Apesar das semelhanças, o Frostwire tem várias vantagens, entre as quais, destaca-se o facto de funcionar em modo equivalente ao modo premium (velocidades mais rápidas) do LimeWire e ser livre (no Limewire, este modo é pago).

O Frostwire, para além de deixar fazer download de músicas .mp3, .wma, entre outros formatos, permite, também, fazer download de vídeos, imagens, software e muito mais.

Este programa não está nos repositórios oficiais do Ubuntu, portanto não posso adicionar um link para a instalação automática. Assim, terá de ir à Homepage do Software e fazer download.

Depois de fazer download do ficheiro .deb, dê duplo clique e instale. Depois de instalar, abra-o (Programas->Internet->Frostwire) terá de configurar algumas definições, que explicarei de seguida.

A primeira janela a abrir é de configuração do programa, mais precisamente, escolher a pasta onde serão guardados os ficheiros e que pastas serão partilhadas com outros utilizadores. Depois de escolher essas opções, escolha, em Idioma, Português e faça Seguinte.

De seguida, escolha qual a sua conexão de Internet, de modo ao programa, automaticamente, fazer downloads de ficheiros com as melhores configurações para a sua conexão.

Na janela seguinte deve escolher que tipos de ficheiros o sistema deixará partilhar:

Partilha de ficheiros com direitos de autor é proibida, portanto, você não deve fazer donwload de ficheiros não autorizados. Assim, a última janela de configurações avisa o utilizador dessa situação:

A janela seguinte é a janela normal do Frostwire. Do lado esquerdo faz as pesquisas que aparecem do lado direito. Depois basta dar duplo clique no ficheiro desejado e ele fará download para a pasta escolhida.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: