Como desligar os bips do Ubuntu

O Ubuntu, normalmente, tem a opção dos bips instalados. Isto quer dizer que sempre que faz algo incorrecto ele apita, por exemplo tentar apagar texto que não existe com a tecla “backspace”, ou clicar, na consola, na tecla “tab”, incorrectamente.

Assim, para tirar definitivamente este bip, pode fazer de várias maneiras (Caso não tenha interesse em saber mais informação acerca desta matéria, avance até ao último título desta mensagem). A maneira mais Geek é simplesmente não deixar o módulo dos bips ser inicializado. Para isso basta editar o ficheiro /etc/modprobe.d/blacklist e adicionar o dito módulo. Para tal, abra a consola e escreva:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist

e adicione a seguinte linha ao ficheiro:

blacklist pcspkr


Ou de uma maneira mais extremista, remover o módulo do sistema:

sudo rmmod pcspkr

Desactivar os Bips temporariamente
Existe uma outra maneira, temporária, que só funciona durante essa sessão que é digitando na consola as seguintes linhas:

xset b off

xset b 0 0 0

Substituir os Bips por efeito
Outra maneira de tirar os bips, é usar o ficheiro .inputrc localizado na sua pasta home. Caso não exista pode criar um. Com esta maneira, o utilizador pode substituir o bip por um efeito visual. Portanto, abra a consola e escreva o seguinte para abrir/criar o ficheiro .inputrc:

gedit ~/.inputrc

e adicione a seguinte linha para substituir o bip pelo efeito:

set bell-style visible

pode, também, usar este método para desligar o bip, escrevendo no ficheiro:

set bell-style none

Assim, na sua conta nunca haverá bips, no entanto, as definições nas outras contas continuaram iguais, com os bips. Se prefere todas as contas com esta definição faça o mesmo, mas com o ficheiro /etc/inputrc, ou seja, para abrir o ficheiro escreva na consola:

gedit /etc/inputrc

Retirar os bips do Ubuntu, em modo gráfico
Existe uma maneira muito simples de retirar os bips, que é ir a Sistema->Preferências->Som, clicar na aba Campainha do Sistema e tirar o visto que está em Activar a campainha de sistema.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: