AutoFsck

AutoFsck é um script que controla a periodicidade da verificação dos discos. Se usa um sistema de ficheiros Ext3, certamente já lhe ocorreu várias vezes de esperar alguns minutos durante o arranque do Sistema Operativo por de forma a ele verificar os discos. Normalmente esse processo ocorre de 30 em 30 aberturas do sistema.

Assim, com este programa, poderá controlar quando serão feitas estas verificações e serão quando o Sistema Operativo terminar.

Para os utilizadores que ainda não estão a reconhecer o “problema” normalmente o Sistema Operativo, no arranque, diz o seguinte quando está a verificar os discos:

* Checking root file System…
fsck 1.40.2 (12-Jul-2007)
/dev/sda1 has been mounted 31 times without being checked, check forced.
/dev/sda1: |=========================== – 47.0%

Obviamente que os utilizadores não dão conta de que o sistema avisa que vai fazer verificação forçada. No entanto ele avisa: no boot, quando faltam algumas reinicializações do sistema de modo a ter de fazer a verificação forçada, ele mostra a seguinte mensagem:

* Checking root file System…
fsck 1.40.2 (12-Jul-2007)
/dev/sda1: clean,290042/1330368 files, 2374081/2658749 blocks (check in 2 mounts)

Quando faltam 4 ou menos ele avisa sempre. Claro que é necessário estar atento para se detectar tal situação, o que obviamente ninguém vai estar.

Como funciona o AutoFsck?
O seu funcionamento é muito simples, sempre que desliga o Sistema Operativo, o AutoFsck procura informação sobre os discos. Todas partições, em linux, têm dois números importantes: o número de vezes que foi “montado” e o número de vezes que é permitido arrancar sem fazer a verificação.

O AutoFsck procura esta informação e, consoante os valores, pergunta ou não, ao desligar o Ubuntu, se o utilizador quer ou não fazer a verificação naquela altura.Se a resposta for negativa, o programa não fará nem nesse momento, nem no boot e na próxima vez que desligar o Sistema Operativo ele voltará a perguntar.

É aconselhável fazer a verificação quando ele pede. No entanto, não há nenhum problema em responder negativamente algumas vezes. Caso o seja mesmo necessário fazer a verificação, será feita, mesmo sem o utilizador querer.

Este capítulo deste artigo é praticamente uma tradução de um excerto deste do site AutoFsck – Ubuntu Wiki.

Instalação
Esta aplicação não está nos repositórios oficiais do Ubuntu, portanto é necessário fazer download do ficheiro .deb e depois a posterior instalação. Portanto, para fazer download do ficheiro clique aqui (versão: AutoFsck v3.2 de fevereiro de 2008). Depois dê duplo clique e instale.
Durante a instalação será necessário uma ligação à Internet de modo a satisfazer as dependências. Esta aplicação precisa do pacote beep e, portanto, instala-o automaticamente.
A mensagem de erro é a seguinte:

One or more of your hard disks is signalling that it is due for file system checking.



If you click ‘Cancel’ you will be prompted again next time you log out or shut down.



‘OK’ to check your hard disks before your computer powers off. This may take some time – please ensure that your computer is not running on battery power.


Para o futuro, fica como referência este link que contém sempre a versão mais actual do AutoFsck.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 29, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: