Criando atalhos no botão direito do mouse

Criar alguns atalhos, sempre pode facilitar a sua vida, ou o seu dia-a-dia. Como descrevo abaixo, neste pequeno how-to, no Ubuntu é possível criar atalhos acessíveis através do botão direito do seu mouse, muito facilmente, com a ajuda de uma extensão do Nautilus, chamada Nautilus-actions.

Primeiramente, instale o Nautilus-actions:

Vá até o menu Aplicações > Adicionar/Remover, Marque para exibir todas as aplicações disponíveis, e pesquise por nautilus, selecione o Nautilus Actions Configuration e aplique.

Após a instalação, o Nautilus Actions Configuration estará disponível no menu Sistema > Preferencias > Nautilus Actions

E vamos criar o nosso primeiro atalho, que será um Conversor de PDF para HTML, ou seja, ao clicar com botão direito sobre um arquivo PDF você terá a opção “Converter PDF para HTML”.

Para prosseguir, primeiramente, você deve verificar se você já tem a ferramenta pdftohtml. Abra o terminal e digite pdftohtml, caso a ferramenta não seja encontrada, instale-a, digitando sudo apt-get install poppler-utils. Neste ponto será solicitada a senha de root.

Após esta etapa, abra o Nautilus Actions Configuration, clique em Adicionar, especifique o nome do atalho, o ícone, o caminho e os parametros, como na imagem abaixo:

Vá até a aba Conditions/Condições, e especifica o nome de arquivo para o formato *.pdf, que quer dizer, qualquer nome de arquivo terminado em .PDF. Se você tiver um conhecimento mais avançado, pode configurar também através do mimetype do arquivo.

Clique em OK, e para concluir a criação do atalho, é necessário reiniciar o Nautilus daemon. Vá até o console e digite killall -HUP nautilus, e pronto. Agora todos seus arquivos .PDF terão a opção Converter para HTML no botão direito do mouse.

Anúncios

~ por 3c0linux em outubro 28, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: