Ubuntu: desabilitando o touchpad enquanto digita

Uma coisa muito irritante no touchpad dos notebooks é aciona-lo sem querer enquanto você digita algo. Involuntariamente você clica em algum botão, marca texto, fecha alguma janela ou simplesmente tira o foco da caixa de texto e digita tudo em algum outro lugar. Para evitar esse comportamento podemos desabilitar o touchpad enquanto digitamos. O procedimento é simples e rápido, não requer prática tão pouco habilidade.

Primeiro vamos editar o xorg.conf para adicionar um parâmetro na configuração do touchpad. Depois configurar o syndaemon para desabilitar o touchpad quando o teclado estiver ativo. Mamão com açucar.

Pra começar vamos fazer uma cópia do xorg.conf só por precaução.

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.backup

Agora vamos editar o arquivo original:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Procure por uma sessão parecida com isso:


Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
(...)
End Section

E adiciona a linha abaixo antes de End Section:

Option "SHMConfig" "on"

Por fim vamos adicionar o syndaemon na iniciação da nossa sessão Gnome. Para isso vá em System > Preferences > Sessions, clique na aba Startup Programs, clique no botão Add e digite

syndaemon -d -t -i 2

Agora é só reiniciar o Xorg com a combinação de teclas CTRL + ALT + BACKSPACE e testar.

O syndaemon é um programa que monitora a atividade do teclado. A opção -d faz com que ele rode em background o tempo inteiro, -t faz com que ele desative apenas o clique e a rolagem do touchpad, você pode mover o cursor enquanto digita. Por fim, a opção -i é o tempo em segundos que o touchpad vai permanecer desabilitado depois que a última tecla é pressionada.

Anúncios

~ por 3c0linux em agosto 6, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: