Instalando o cliente Citrix (ICA Client) no Ubuntu 7.04

O cliente Citrix é utilizado para se conectar a servidores Windows com o serviço Citrix Metaframe, de forma que os usuários possam importar para o seu computador um desktop remoto completo ou somente um determinado aplicativo.

Ao contrário do Windows Terminal Server que disponibiliza um desktop completo para o usuário, o Citrix Metaframe permite que o administrador da rede publique apenas um aplicativo, como por exemplo aplicativos legados que podem ser executados somente em ambiente Windows, de forma que os mesmos possam ser executados remotamente em vários sistemas operacionais através do cliente Citrix.

Nesse howto, estarei mostrando como instalar e utilizar esse cliente no Ubuntu 7.04, sendo que ele poderá ser utilizado como referência para outras distribuições Linux.

Para instalar o cliente Citrix no Ubuntu, basta seguir os passos abaixo:

INSTALANDO

1) Baixe a versão mais nova do cliente Citrix para Linux (quando escrevi esse howto, a versão mais nova era 10.0) no site da Citrix.

2) Instale o pacote libmotif3, que será necessário para o funcionamento do cliente:

$ sudo apt-get install libmotif3

2) Descompacte-o em um diretório temporário qualquer:

$ cd /tmp
$ mkdir citrix
$ tar zxvf /home/roger/Downloads/en.linuxx86.tar.gz

3) Execute o script setupwfc:

$ sudo ./setupwfc

4) Responda as seguintes questões:

  • Select a setup option -> Responda “1″
  • Please enter the directory in which Citrix Presentation Server Cliente is to be installed. -> Pressione Enter para instalar do diretório padrão
  • Proceed with installation -> Responda “y”
  • Citrix License Agreement -> Responda “1″
  • Do you want to integrate the Citrix Client with KDE and Gnome -> Responda “y”

Em seguida, voltará para o menu principal, responda “3″ para sair.

CONFIGURAÇÃO E UTILIZAÇÃO BÁSICA

Para executar o cliente Citrix, basta ir até o menu “Aplicações / Internet” e executar o aplicativo “Citrix Presentation Server Client”. Em seguida, aparecerá a seguinte janela:

snapshot1.png

Uma das primeiras configurações que pode ser realizada, é indicar qual é (ou quais são) os servidores Citrix que você estará utilizando. Informe-se com o administrador da rede quais são os IPs utilizados na farm dos servidores Citrix.

Clique no menu Tools e em seguida, no dropdown localizado no canto superior esquerdo da janela, selecione a opção Server Location.

snapshot3.png

Em seguida, clique no botão Add e informe os IPs dos servidores Citrix de sua rede. Também pode-se utilizar apenas um endereço IP de sua farm de servidores Citrix, conforme o gráfico abaixo.

snapshot2.png

Em seguida, clique no botão OK e depois adicione um novo acesso ao desktop remoto ou aplicativo, clicando no seguinte botão:

snapshot4.png

Na janela abaixo, mantenha o “Network Protocol” e “Server Location” como default, devido você já ter especificado nas configurações anteriores essas informações. Desmarque-as somente no caso de você querer acessar algum outro servidor que não pertença ao seu farm padrão.

Selecione “Server” para acessar um desktop remoto completo, desde que você tenha autorização para isso ou “Published Applications” para acessar um determinado aplicativo publicado nos servidores.

Nesse exemplo iremos selecionar “Published Applications”. Em seguida, clique no botão “. . .” para aparecer todas as publicações liberadas pelos administradores de rede.

snapshot5.png

Neste exemplo estaremos selecionando o aplicativo Notepad:

snapshot6.png

Em seguida, aparecerá uma nova entrada na janela principal. Dê duplo clique ou aperte o seguinte botão para executar o aplicativo:

snapshot7.png

Veja abaixo que o Notepad do Windows, um aplicativo publicado somente como um exemplo no servidor Citrix, aparenta estar sendo executado diretamente no Linux. Na verdade, esse aplicativo foi importado de um servidor Windows sem o desktop completo, conforme acontece com o Windows Terminal Server conectado através do rdesktop.

snapshot8.png

É muito provável que ao executar o aplicativo, apareça a tela de autenticação do Windows. Para que isso não ocorra mais, basta guardar essas informações nas configurações do aplicativo em questão.

Para isso, feche o aplicativo, selecione-o na lista dos aplicativos configurados e aperte o seguinte botão para editar as propriedades:

snapshot9.png

Em seguida, clique no dropdown localizado na parte superior esquerda da janela, escolha a opção Login e preencha com as suas informações de rede.

snapshot10.png

.

Anúncios

~ por 3c0linux em agosto 6, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: